Prevenção e Check-up


O câncer se inicia por diversas causas sendo externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.


Dentre os casos de câncer no Brasil, 80% poderia ser prevenido se os fatores de risco para essa doença fossem evitados.


Tire suas Dúvidas

Preencha o formulário abaixo com suas dúvidas ou ligue para nós!
WhatsApp

Contact Us

Mais informações sobre

Prevenção e Check-up

Existem várias formas de prevenção do câncer, a partir de atitudes e mudanças de hábito no que tiver ao alcance de cada pessoa, englobando diversas ações que levam a evitar os fatores de risco.


Buscar uma qualidade de vida, com hábitos saudáveis e evitar contato com substâncias cancerígenas (por exemplo, produtos químicos, cigarros, álcool, alimentos processados), pode reduzir os riscos do desenvolvimento de neoplasias.

Principais Cuidados Para Prevenção

  • Não fumar

    O câncer de pulmão é o câncer com maior porcentagem que leva à morte. O cigarro também é fator de risco para outros diversos tipos de cânceres, como de laringe, faringe, esôfago, pâncreas e mama.

  • Alimentação saudável

    Procurar alimentar-se com frutas e verduras, legumes, cereais, sementes, castanhas e não se alimentar de produtos processados, bebidas adocicadas e bebidas alcoólicas.


    ‘Uma dieta rica em alimentos in natura, em especial os de origem vegetal ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer, e bebidas açucaradas, é capaz de prevenir o surgimento da doença. 


    A recomendação é consumir, no mínimo, cinco porções, ou seja, 400g, por dia de vegetais, sendo duas porções de frutas e três de verduras e legumes sem amido, como cenoura, couve-flor, berinjela e tomate. Cada porção equivale a uma quantidade aproximada que caiba na palma da mão (80g), do produto picado ou inteiro.’

  • Evitar abuso de bebidas alcoólicas

    Duas doses por dia, ao longo de 40 anos, aumentam em 54% a chance de desenvolver câncer de faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado e intestino. Inclusive, o câncer de mama também está relacionado com esse hábito.

  • Atividade física

    Manter o peso e ter uma atividade física como rotina são pontos importantes! 


    ‘O excesso de gordura corporal provoca alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimulam a proliferação celular e inibem a apoptose (morte programada das células). Dessa forma, a gordura contribui para a formação e a progressão de diversos tipos de câncer, como o de esôfago (adenocarcinoma), estômago (cárdia), pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto), rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireoide, mieloma múltiplo e possivelmente próstata (avançado), mama (homens) e linfoma difuso de grandes células B.’

  • Amamentar

    A amamentação, por pelo menos 6 meses, ajuda a proteger contra o câncer de mama. As mulheres que amamentam podem reduzir de 20 a 25% as chances de terem um câncer de mama e também o de ovário. Isso acontece porque, ao amamentar, há uma menor produção de estrógeno, ligado ao desenvolvimento do câncer de mama. Além dos hábitos saudáveis que as mães costumam aderir durante a amamentação, como alimentação e não beber.

  • Agentes Químicos

    Seja no trabalho ou manuseio de algum produto químico, se proteja com equipamentos específicos.

  • Evitar o sol

    Não tomar sol das 10h às 16h. Caso tenha necessidade, use protetor solar e acessórios para proteção.

  • Vacinação HPV

    O HPV é um vírus sexualmente transmissível que pode causar mutações genéticas nas células do local onde se hospedar. Ele está extremamente ligado aos cânceres de colo do útero, canal anal, pênis e orofaringe. 


    A vacinação do HPV em meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos. Mesmo as meninas sendo vacinadas, devem fazer o exame papanicolau a partir dos 25 anos.

  • Vacinação contra Hepatite B

    O câncer de fígado está relacionado à infecção causada pelo vírus da hepatite B.

Exames de Rotina/Check-up

Faça sua consulta de prevenção. Mulheres a partir de 25 anos devem  fazer exame de Papanicolaou/avaliação ginecológica.

  • Mamografia

    O rastreamento mamográfico consiste em realizar mamografia anual em mulheres com 40 anos ou mais. 


    A partir dos 70 anos, a frequência dependerá do critério médico. Para mulheres com risco aumentado, a mamografia deve ser anual a partir dos 35 anos de idade.

  • Colonoscopia

    O paciente deve realizar o exame de Colonoscopia a partir dos 45 anos de idade. Porém, indivíduos com parentes de primeiro grau (irmãos, pais e filhos) que tiveram câncer colorretal devem iniciar os exames de prevenção aos 40 anos ou 10 anos antes da idade em que ocorreu o caso de câncer do seu familiar.

  • Endoscopia

    Devem realizar endoscopia os pacientes que apresentam sintomas persistentes de desconforto abdominal, má digestão, enjoos, vômitos, regurgitação, azia, queimação, perda de peso, anemia, diarreia crônica e fezes com coloração enegrecida, tipo “borra de café”. 


    É de grande importância que os pacientes realizem consultas médicas periódicas para exame físico, exames de controle e de rastreio indicativo para cada idade. Pacientes que possuem história familiar de câncer devem ser acompanhados com exames específicos.

Agende uma Consulta


Agende uma Consulta

Faça uma Visita

Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Centro Especializado em Oncologia 


Unidade Paulista

R. Treze de Maio, 1815

Bela Vista, São Paulo - SP.



Dra. Taciana Mutão

Oncologista • CRM-SP 152.744


A Dra. Taciana é formada em medicina  pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), instituição na qual realizou também a residência médica em Clínica Médica. Posteriormente, fez a residência médica em Cancerologia Clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo.


Preza pela empatia e pelo atendimento individualizado, a fim de proporcionar ao paciente o tratamento mais adequado a sua realidade e necessidade. Busca sempre promover melhora na qualidade de vida do paciente, bem-estar e conforto.

Saiba mais
Share by: